institucional

 

HISTÓRICO DA CASA DE ACOLHIDA SÃO CAMILO

 

 

1- DA ENTIDADE

 

A CASA DE ACOLHIDA SÃO CAMILO é uma Associação Beneficente sem fins lucrativos, registrada e reconhecida com todos os direitos e na forma da lei.

 

2- DOS OBJETIVOS

 

A Instituição filantrópica em questão tem como objetivos:

  • Acolher irmãos de rua considerados mendigos;
  • Oferecer um lar, cuidados pessoais e outros, visando a possibilidade de retornarem à sociedade, retomando suas vidas de maneira digna, normal e saudável;
  • Propiciar atenção à saúde física e mental dos irmãos acolhidos;
  • Realizar uma  preparação espiritual (catequese);
  • Promover a reintegração social e familiar;
  • Criar condições para participação em cursos de alfabetização e outras formações;
  • Lutar pela libertação de vícios (álcool, fumo e outros).

        

 

Enfim, o objetivo principal da entidade é ajudar pessoas excluídas a resgatar a sua dignidade como filhos amados de Deus, redescobrindo sua importância e seus verdadeiros valores como seres humanos.

 

3- DO SURGIMENTO DA ENTIDADE

 

Em primeiro lugar, é preciso anotar que o projeto foi fruto da vontade de Deus.

O chamado divino brotou no coração da senhora SANTA SELMA R.C. BORDINHON, moradora da cidade de Cacoal/RO, levando-a a ter uma sensibilidade maior pelos oprimidos que viviam à beira das calçadas, dormindo nas ruas, embriagados, doentes, famintos e humilhados. Muitos, se não recebessem assistência material e socorro médico, não resistiriam e logo seriam levados a óbito. Aliás, isso lamentavelmente já ocorreu em alguns casos no período de existência da casa.

A idealizadora e co-fundadora da instituição, depois de cerca de 10 anos atuando nas Pastorais Católicas, amparando os presos, dependentes químicos e pessoas de rua, pôde experimentar, ver e apalpar o rosto de Jesus Cristo nos indivíduos marginalizados. Sentia a dor do próprio Cristo na dor do irmão, bem assim Suas lágrimas rolarem no rosto do sofredor, vendo ainda Suas chagas derramarem sangues naqueles irmãos excluídos e desamparados. Viu-se o Cristo na pessoa do irmão, sendo que, por exemplo, ao ser levado ao Pronto Socorro ou Hospital como indigente, não tinha onde ser acolhido após o recebimento da alta hospitalar. Antes do surgimento da entidade em questão, muitos daqueles irmãos foram acolhidos e atendidos na residência da supracitada pessoa, que brilhantemente idealizou a obra.

 

Em um segundo momento, olhando para esta realidade, SANTA SELMA entendeu que não fazia sentido continuar comungando Jesus Cristo na Hóstia Consagrada e não reconhecer o mesmo Cristo na pessoa do irmão sofrido.

Então, a Santa Eucaristia deu-lhe forças e coragem para dar um passo maior em favor da vida.  Foram reunidas algumas senhoras que acolheram a idéia e, dando um “sim” a Deus, iniciaram o trabalho em tela.                        

 

                                                             4- DA ABERTURA e DO FUNCIONAMENTO   DA CASA

 

 

NO DIA 19 DE ABRIL DE 2003, FOIINAUGURADA A CASA DE ACOLHIDA SÃO CAMILO com sede na Av. Malaquita, 2715, bairro Nova Esperança, Cacoal-RO. Iniciou-se com apenas um morador de rua, sendo que, dentro de poucos dias, as vagas foram preenchidas.

O imóvel acima referido foi alugado tão-somente com base na providencia Divina, ou seja, contava-se apenas com a doação de pessoas que também acreditavam e ainda acreditam no projeto e na vida. Naquele momento, o aluguel era de R$ 500,00.

 

Primeiros Acolhidos (2003)

 

 

 

 

 

 

 

5- DOS PROJETOS DE EXTENSÃO E PARCERIAS DA ENTIDADE

 

Importante observar que existe uma parceria com a FACIMED (Faculdade de Ciência Médica), em Cacoal com campo de estágio, razão pela qual a Casa de Acolhida recebeu durante um período, acompanhamento a mais, pelos acadêmicos e professores dos Cursos de Enfermagem e Fisioterapia.

 

 

 

 

Em agosto de 2007 ouve desmembramento dos acolhidos, sendo, mais jovens foram transferidos para uma chácara alugada no valor de 2.300,00 (dois mil e trezentos reais) (fotos abaixo)mensal localizada no bairro Vilage do Sol II em Cacoal, onde os irmãos tentam retomar a sua vida plantando e produzindo alimentos e a própria subsistência o que serve para a recuperação da auto-estima. 

 

     

 

    

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os mais idosos, cadeirantes e acamados foram transferidos para rua Martinho Lutero, 1306 bairro Liberdade (Casa de Repouso) onde recebem tratamento e cuidados específicos.                    

 

 

Em 01 de Abril de 2009 ouve a necessidade de mudança de endereço da chácara São Camilo para próximo de onde estamos construindo atual, a sede própria da Instituição.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Extensão da Casa de Acolhida São Camilo na Cidade de Pimenta Bueno-RO

 

Houve extensão do presente projeto para a cidade de Pimenta Bueno-RO, visando-se ao atendimento e acolhimento da população de rua daquele município vizinho. A inauguração aconteceu dia 27 de agosto 2005 às 19 horas,inicio com a celebração da Santa Missa preparada pela Irmã CLARA e presidida pelo Pároco FREI IRINEU da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Pimenta Bueno.

No ano de 2006 por necessidade de um espaço maior foi alugada uma nova instalação à rua Hermínio Vieira, 216, fundos com a Paróquia Nossa Senhora das Graças (fotos abaixo).

 

 

 

 

 

 

 

 
 

Extensão da Casa São Camilo em Balneário Camboriu –SC

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em 01 de abril de 2008 nasceu em Balneário Camboriu-SC a extensão da Casa de Acolhida São Camilo para prestar atendimento à população de rua daquela cidade.

Frutos de aproximadamente um ano de oração, adoração ao Santíssimo Sacramento e escuta de Deus, em favor dos sofredores de rua. A senhora Dirce Irani que coordena a missão naquela cidade, participou do trabalho realizado em 2003 em Cacoal-RO, fazendo parte da primeira equipe, conhecendo o valor da missão, sentiu-se chamada para a obra missionária.

Inspirada por Deus e tomando consciência da necessidade do acolhimento, solicitou uma extensão do trabalho para a cidade de Balneário Camboriu.

Dentro de poucos meses de trabalho constatamos a necessidade de transferirmos os acolhidos para uma chácara para melhor desenvolvimento das atividades.

                                                                                                      

EM AGOSTO DE 2008 Transferimos os acolhidos para uma chácara alugada na rua Rio Paraguiai s/n bairro Rio Pequeno em Camboriú-SC.                     

 

 

 

 

 

 

 

 

   

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

De modo singelo, cabe destacar que  a Associação  vem  caminhando conforme a providência  divina manifestada na solidariedade  de pessoas e toda a comunidade, sempre   realizando muitos esforços para  se manter  e   ampliar  o projeto beneficente.

A contabilidade da entidade beneficente é realizada pelo Escritório Contábil Intelecto, localizado na Av. São  nº 2422 em Cacoal-Ro - Fone  (69) 3441-6572.

Registre-se que há uma equipe de pessoas que se doam integralmente à obra, isso porque tais pessoas trabalham diuturnamente na entidade, realizando um valoroso trabalho missionário, voluntário e alguns funcionários. 

Anote-se também que existem ainda mais outras pessoas em fase de formação voluntária, sendo esses cidadãos acolhidos pela casa em tempos anteriores e hoje, estando recuperados e inseridos na sociedade, sentem-se chamados a participar do projeto na condição de voluntários.

 

                                                             

Santa Selma R.C.Bordinhon
Fundadora/Diretora

 

CACOAL-RO 069 – 3441-6825, P.BUENO-RO 069-3451-6908 e CAMBORIÚ-SC – 047-3365-0426.

 


 

 


 

 

 

 

    CASA DE ACOLHIDA SÃO CAMILO
    Todos os direitos reservados Novembro/2011
    Linha 06, Lote 13, Gleba 06 - Bairro Josino Brito (Logo após o Hospital Regional de Cacoal - RO)
    CEP: 76964 - 000
    Cacoal - RO

    Tel.: (69) 9238 - 4259
    Email: santaselma@casasaocamilo.org.br ou acolhidasaocamilo@hotmail.com